Tapete Lolita - Artesanal

 

TAPETE LOLITA 







APRESENTAÇÃO


O tapete Lolita de crochê é confeccionado em Ponto Baixo Conduzido e Ponto Musgo. O desenho foi adaptado de um gráfico de Ponto Cruz.

A trama é bem fechada, devido ao efeito do ponto baixo. Usei  cores vibrantes para valorizar o desenho e atender ao gosto e a personalidade da minha filha Laís, afinal o tapete é para o quarto dela.

A ideia de fazer crochê conduzido a partir de gráfico de ponto cruz não é nova, tem diversos trabalhos na internet usando esse tipo de adaptação. 

A vídeo aula completa com todos os detalhes está disponível no YouTube.




TAMANHO 

O tamanho original do tapete é 85 cm de comprimento e 45 cm de largura, podendo ser adaptado ao tamanho da sua preferência.

Para um tapete mais largo basta aumentar correntinhas iniciais, fazendo pontos baixos em igual quantidade nas laterais da gatinha.

Para um tapete mais comprido, fazer mais carreiras antes de iniciar o gráfico da gatinha, fazer mais carreiras depois do gráfico e também pode aumentar os arranhões no tamanho que quiser, podendo transformar o tapete em uma passadeira.


MATERIAL

Barbante 6 fios nas cores:
Amarelo Ouro 
Preto 
Branco
Vermelho 
Pink 

Agulha de crochê número 4 


PONTOS 

Ponto Baixo 
Inserir a agulha no ponto de base, laçar a agulha, trazer a laçada para frente, laçar a agulha e remover as duas laçadas da agulha 

Ponto Baixo Conduzido 
Fazer carreiras de Ponto Baixo, alterando a cor conforme o gráfico

Ponto Musgo 
Carreira 1: ponto baixo e uma correntinha pula um ponto de base, um ponto baixo.
Carreira 2: onde tem ponto baixo faz correntinha, onde tem correntinha faz. Baixo 
Repetir esta sequência de carreiras

PONTO BAIXO 



PONTO BAIXO CONDUZIDO 



ADAPTAÇÃO DO GRÁFICO

0 desenho da gatinha é uma adaptação de um gráfico de Ponto Cruz disponível na Internet.


Gráfico Gatinho



Cada quadrado do gráfico corresponde a 2 pontos baixos e duas carreiras.
A primeira carreira corresponde à frente do trabalho, na segunda carreira é a carreira de retorno avesso do tapete)  em que os pontos são repetidos a maneira como se apresentam.
Portanto o gráfico sempre será seguido da esquerda para a direita. 




Sugestão: o tapete pode ser feito com Ponto Alto Conduzido. Neste caso cada carreira do tapete corresponde a uma carreira do gráfico. Trabalhando a carreira de seguindo o gráfico da esquerda para direita, e a carreira do retorno segue o gráfico da direita para esquerda.


MODO DE FAZER 

Com o barbante na cor Amarelo Ouro, fazer um cordão de 54 correntinhas, sendo 50 correntinhas para o tamanho do gráfico, duas correntinhas a mais no início e duas correntinhas a mais no final da carreira. 

Para tamanhos maiores aumentar mais carreirinhas e distribuírem em qual quantidade antes e depois do gráfico. 

Fazer seis carreiras de ponto baixo. Se quiser um tapete maior poderá fazer mais carreiras a cor amarela antes de iniciar o gráfico.

Iniciar a sétima carreira fazendo a carreira número um do gráfico: 
O gráfico  possui 25 quadrados, que no crochê corresponde a 50 pontos, acrescentar dois pontos a mais no início e no final de cada carreira para a moldura


A primeira carreira do gráfico tem sete quadrados brancos 7 quadrados pretos e 11 quadrados brancos acompanhando da esquenta para a direita.

Na adaptação para o crochê serão   16 pontos baixos na cor amarela (dois pontos baixos para a largura e 14 do gráfico), seguido  de 14 pontos baixos na cor preta e 22 pontos baixos na cor amarela (22 pontos do gráfico seguidos de dois a mais para a moldura)

A oitava carreira será a repetição dos pontos da sétima carreira, ou seja os pontos são feitos conforme se apresentam. 

Carreira seguinte:
6 quadrados brancos = 12 pontos baixos amarelos
9 quadrados pretos = 18 pontos baixos pretos
10 quadrados brancos = 20 pontos baixos amarelos 
Não esquecer de acrescentar: baixos no início e no final da carreira, formando uma carreira com 54 pontos.

Todas as carreiras posteriores serão a sequência do gráfico.
Fazer os pontos baixos na cor amarela para o fundo do tapete, pontos baixos na cor preta para o corpo da gatinha, pontos baixos na cor branca para os olhos, e a pontos baixos na cor pink para a coleira e pontos baixos na cor vermelha para o arranhão. 



Eu optei por fazer o tamanho do arranhão do gato bem maior do que o gráfico original. É possível adaptar este arranhão para qualquer tamanho. 






Após o término do desenho da gatinha fazer seis carreiras  de pontos baixos na cor amarela. 
Caso a sua peça tenha sido adaptada efeito quantidade diferente de carreiras amarelas antes do gráfico,  repetir a mesma quantidade de carreiras amarelas agora no final do gráfico. 




Fazer uma carreira de pontos baixos ao redor do tapete. 
Nas quatro quinas fazer um ponto baixo uma correntinha e um ponto baixo na mesma base para a curva do tapete. 




A seguir fazer uma carreira de ponto musgo com a cor amarela. 
Fazer um ponto baixo e uma correntinha, pular um ponto de base, no ponto de base seguinte fazer um ponto baixo, repetir essa sequência por toda a carreira. 
Nas quinas, fazer um ponto baixo uma correntinha e um ponto baixo no mesmo ponto de base para a curva. 


Nas carreiras seguintes fazer a sequência do ponto musgo, fazendo um ponto baixo onde houver correntinha, e uma correntinha onde houver ponto baixo.

Vou fazer duas carreiras de cada cor, iniciando com duas carreiras na cor amarelo ouro,  depois vou fazer duas carreiras em cada uma das cores do tapete, terminando com duas carreira na cor amarelo ouro.



Sugestão: para aumentar o tamanho e a largura do tapete pode fazer mais carreiras de ponto musgo.

Na sequência,  fazer uma carreira com a cor amarelo ouro de pontos baixos da seguinte forma: um ponto baixo na correntinha e um Ponto centrado no ponto baixo. 
O ponto centrado é feito inserindo a agulha no centro do ponto baixo. O ponto baixo forma o desenho semelhante a letra "V", para fazer
O ponto baixo centrado a agulha deve ser inserida no centro do "V".




Na quina fazer um ponto baixo centrado sobre o último ponto baixo da carreira e dentro da correntinha fazer um ponto baixo uma correntinha e um ponto baixo, em seguida um ponto baixo centrado no próximo ponto de base. 




 para finalizar, fazer uma carreira de pontos baixíssimos ao redor do tapete. 










Postar um comentário

0 Comentários