tapete de croche ponto crocodilo

Fiz um jogo de tapetes para banheiro para aproveitar sobras de barbante.

Neste jogo de tapetes eu usei o ponto crocodilo, também conhecido como ponto escama ou ponto cascata.

Assisti diversos vídeos para aprender o ponto, achei um pouco complicado até ver este vídeo, que facilitou bastante o entendimento:





Para iniciar o trabalho, fiz 49 correntinhas, mais 3 para subir, e preparei a base, fazendo pois pontos altos na mesma correntinha pula duas correntinhas faz 2 pontos altos na terceira correntinha.


No total foram 17 leques que serviram de base para 9 escamas. Cada escama tem 6 pontos altos uma correntinha e 6 pontos altos. Fiz um dos tapetes com escamas de 5 pontos em cada lado, mas não gostei do resultado, as escamas ficaram levantando a ponta e repuxando.



Após a primeira carreira de escamas, mudei a cor e preparei nova base para as escamas alternadas. Uma carreira tem 9 escamas a outra tem 8.


Este é o resultado, ainda sem acabamento.



Observe que a lateral fica irregular, com carreiras de tamanho diferente.


Para igualar o tamanho das carreiras, fiz 2 pontos altos na carreira mais curta e duas correntinhas, nas laterais do tapete.


Para finalizar, uma carreira de ponto alto e uma carreira com bico de acabamento.



O tapete do vaso sanitário eu fiz com 11 escamas na primeira carreira e 10 na segunda até a 14º carreira.


 Na 15º carreira, passei a trabalhar somente duas escamas de cada lado do tapete, por mais 12 carreiras, e finalizei com o acabamento.

 Usei barbante EuroRoma 6 fios. Cada tapete ficou com 75cm x 45cm e o tapete do vaso sanitário tem 45cm x 54 cm.

Não costumo fazer o tapete para tampa do vaso sanitário. É uma questão de gosto, no meu banheiro prefiro não usar nada em cima do vaso, apenas no chão.

Se alguém tiver alguma dúvida sobre a postagem, ou quiser mais detalhes do trabalho é só deixar um comentário. Eu respondo assim que for possível.

Comentários

Postagens mais visitadas