gorro gladiador ou medieval em croche com passo a passo

Este inverno intenso tá pedindo acessórios que aqueçam. Este gorro gladiador é perfeito para aquecer com conforto.













Para fazer este gorro eu assisti vários vídeos na internet, conferi muitas fotos e por fim tracei meu próprio método. 


Eu fiz modelos com fio Superbebe da Cisne, utilizando 2 fios. Outros eu fiz com fio Mollet da Círculo.Os dois fios são perfeitos para o trabalho, mas eu gostei mais do Mollet porque ficou mais bonitinho. A cor pode ser cinza ou chumbo.

Vi alguns vídeos ensinando a fazer o gorro gladiador com pontos baixos. Eu tentei fazer e não gostei do resultado. Ficou melhor com pontos altos. Além de ficar mais bonito, é mais rápido para fazer.

Inicia-se o trabalho com um laço mágico seguido de 14 pontos altos, na segunda carreira 28 pontos altos.


Segue o trabalho fazendo os aumentos necessários até atingir o tamanho desejado. 

Terminada a base do gorro, fazer 5 carreiras de ponto alto somente na parte traseira do gorro, aumentando sempre um ponto alto de cada lado a cada carreira, para fazer um bico, conforme a foto abaixo.

Duas carreiras de ponto baixo em toda a volta do gorro para o acabamento


Para o penacho é necessário levantar pontos baixos no alto do gorro e trabalhar por 3 cm. Depois levantar outra careira de pontos baixos e por fim unir as carreiras. Se não fizer o penacho duplo não vai ficar firme.

Para entender melhor esta parte vale a pena assistir o vídeo:


Eu segui as orientações do vídeo, mas não marquei com linha, como sugerido pela artesã, porque fazendo o gorro com pontos altos, as carreiras ficam bem definidas, sendo possível visualizar bem a linha a ser seguida para o penacho, sem marcação. Não fica torto, dá certinho.




O protetor de boca foi outra peça que eu adaptei para facilitar meu trabalho.

Nos vídeos que assisti, foi feito em uma única peça, eu preferi fazer duas peças e unir as peças formando uma carreira de pontos altos bem, visível.



Inicia-se pelo meio do trabalho, com 16 pontos altos e em seguida 16 pontos baixos. Intercalar as carreiras em cinza e preto. Uma de ponto alto outra de ponto baixo, sempre diminuindo 2 pontos altos nas carreiras em preto.

Nas últimas 3 carreiras em cinza, fazer diminuições até ficar 5 pontos altos, fazer 5 correntinhas para a casa do botão. 

Fazer a outra metade, unir as duas e finalizar com duas carreiras de ponto baixo para o acabamento.


O botão deve ser pregado no gorro, de acordo com o tamanho que se queira.




O protetor de rosto sobe e desce, e pode ser retirado.



A foto abaixo é da peça feita em fio Mollet


A peça abaixo foi feita com 2 fios Superbebe


Esta postagem levou dias para ficar pronta. Espero ter ajudado. Se alguém tiver dúvida ou sugestões para melhorar a postagem e o entendimento, por favor me envie um comentário.

Eu fico feliz quando os leitores do blog entram em contato comigo orientando melhorias nas postagens, afinal o blog tem a finalidade de ajudar quem queira fazer as peças.

Um beijo grande, bons crochês e até a próxima.

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho maravilhoso! amei seu blog, estou te seguindo, beijinhossssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. um trabalho maravilhoso !!
    além de aquecer neste inverno , ainda traz uma diversão !!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Amei seu trabalho. Obrigada por compartilhar a receita. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.
Seu comentário me deixa muito feliz.
Volte sempre.

Postagens mais visitadas