gorro de croche

Recentemente minha amiga Carol me enviou esta foto, pedindo para fazer este gorro:


Não tive dúvida, imediatamente comprei as lãs e mãos à obra.



Usei o fio Mollet da Círculo


Super simples de executar, o que deu mais trabalho foi o pompom, tem que cortar bastante até ficar redondinho.

Iniciei o cós com ponto sanfona, 10 pontos por 64 carreiras. Depois inicia a parte de cima do gorro, com 5 carreiras de ponto alto na cor vinho e 9 carreiras na cor pink, fechando o gorro na última carreira.



As fotos não são muito boas, não tenho equipamento fotográfico nem estúdio com a iluminação adequada. Mas a peça ficou perfeitamente igual e nas mesmas cores que a Carol me enviou. Gostaram?



Comentários

  1. Olá,ficou muito lindo esse gorro,parabéns,bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! Parabéns pelo trabalho! ❤️

    ResponderExcluir
  3. Oi Andeia, me tire uma dúvida. Foi 64 pontos por 10 carreiras? pois vc botou 64 carreiras de 10 pontos. Fiquei confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 64 carreiras de 10 pontos cada uma. O início é feito com ponto sanfona. No link abaixo tem instruções de como tecer o início do gorro:
      https://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/04/ponto-sanfona-sanfonado-ou-plissado-em.html
      Espero ter ajudado. Bjs.

      Excluir
    2. Não consigo acessar o link

      Excluir
  4. Tenho uma encomenda.
    Tenho uma dúvida ,esta não faz diminuição, vai tecer as quantidades de carreiras e depois fechar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, não tem diminuição. Todas as carreiras são iguais. Na última carreira eu passei a linha com uma agulha de tapeceiro em todos os pontos, puxei bem e amarrei.

      Excluir
  5. Boa noite, eu queria saber qual agulha vc usou, pois eu fiz com a agulha quatro e na lã estava indicando a cinco ,só que ficou muito grande fiz as 64 carreiras,a Milla é de 2 2,5

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu queria saber qual agulha vc usou, pois eu fiz com a agulha quatro e na lã estava indicando a cinco ,só que ficou muito grande fiz as 64 carreiras,a Milla é de 2 2,5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, eu não me lembro qual agulha usei neste trabalho, provavelmente foi agulha 4. Mas independente da agulha ou do fio usado no trabalho, cada pessoa tem uma tensão maior ou menor no ponto, fazendo diferença na peça. Portanto é importante cada artesã fazer as carreiras necessárias para o tamanho desejado no trabalho, não precisa ser exatamente a mesma quantidade de carreiras ou de pontos que eu indiquei. O correto é medir na cabeça e fazer no tamanho certo.

      Excluir
  7. Bom dia, você sabe dizer a quantidade de pontos altos que tem nas carreiras vinho/pink? fiz uma vez e desmanchei tudo porque ficou muito justo e não está deu esse caimento... Vou tentar de novo e de novo, até acertar. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marta, eu fiz 64 pontos altos em cada carreira. A linha utilizada foi fio Mollet, que é um fio grosso. Se for utilizado um fio mais fino será necessário adaptar a quantidade de pontos.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta! Refiz, utilizando o mesmo fio, mas acho que a tensão no meu ponto faz ele ficar mais apertado, tive que aumentar mais 10 pontos e folgar mais a linha. A pessoa que encomendou quis praticamente essas cores e ficou muuito parecido. Obrigada novamente! ;)

      Excluir
  8. Andréa adorei o gorro tenho um avô de uma amiga, que está fazendo 94 anos super lúcido e quer um gorro, tinha olhado o dele é vi que é antigo e de crochê...mas tenho muita prática, mas do jeito que você ensinou, acho que consigo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Oi, vc usou 1 novelo de 40gr de cada cor pra fazer esse gorro? Ou foi menos ou mais? Pq tenho aqui 3 novelos pela metade da mollet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe a demora em responder. Provavelmente você já fez o gorro. Acredito que dá pra fazer o gorro com os novelos que você tem. Eu utilizo os novelos de 40 gramas e consigo fazer 2 gorros com 1 novelo de cada cor.

      Excluir
  10. Andrea, parabéns o trabalho ficou lindo. Eu estou fazendo exatamente este gorro e literalmente você me salvou rsrs, pois não estava conseguindo fazer a parte do gorro com este caimento, também estou usando a lã Molet. Agora já sei como fazer. Obrigada por compartilhar o conhecimento e experiência. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cibele obrigada por sua visita. Eu fico muito feliz em compartilhar o conhecimento que tenho, porque amo fazer croche.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.
Seu comentário me deixa muito feliz.
Volte sempre.

Postagens mais visitadas