Sousplat de croche

Este sousplat de croche é maravilhoso.
Eu já fiz anteriormente, para quem segue o blog, pode parecer que estou repetindo a postagem.
Mas na verdade eu fiz novamente o sousplat, ou jogo americano em nova versão.









Eu fiz anteriormente, seguindo o modelo original do blog Falando de croche da artesã Sonia Maria.


A postagem da Sonia Maria é completa, com gráfico, vídeo e passo a passo.

Veja como ficou o meu jogo americano, feito anteriormente


A diferença deste jogo agora está na base, não fiz com telas, preferi fazer uma base com pontos altos fechados e ponto em relevo, formando um círculo com raios.

Utilizei fio Duna e agulhas para croche número 3 e 3,5


O início do trabalho é feito com agulha 3, começando com o laço mágico e 14 pontos altos


 

A segunda carreira é formada por 1 ponto alto em relevo e um ponto alto de aumento, dobrando os pontos altos para 28.


Na terceira carreira, 1 ponto alto em relevo e 2 pontos altos.
Na quarta carreira, um ponto alto em relevo e 3 pontos altos.
Assim serão as carreiras seguintes, com um ponto alto em relevo e os demais pontos altos, aumentando-se 1 ponto a cada carreira.
Para não ficar embabadando, algumas carreiras devem sem feitas sem aumentos. 
O trabalho todo tem 14 carreiras, eu fiz 3 delas sem aumentos.


Completando-se 14 carreiras, a base estará com 28 cm. 
Nesta fase se inicia o outro ponto fantasia em leques.


Este ponto fantasia é feito com alças de correntinhas, uma alça com 3 correntinhas e um ponto baixo e outra alça com 
uma correntinha e um ponto baixo. 

O meu trabalho dicou com 45 alças de 3 correntinhas e
 45 alças de 1 correntinha.


Nas alças são distribuídos os pontos altos. São 2 pontos
altos na alça maior (de 3 correntinhas) e 3 pontos altos juntos, sendo que cada ponto estará com a base em uma alça. 1 ponto na alça maior, 1 ponto na alça menor e 1 ponto na alça seguinte.



Serão 3 carreiras seguidas, com o ponto fantasia acima, eu tentei fazer um gráfico, ficou um horror! 😞😏

Se estiver difícil entender a parte dos leques, aconselho a acompanhar o vídeo da Sonia Maria, no link apresentado mais acima. 


Observe que as 3 carreiras não tem aumentos.
Na última carreira, serão alças de 2 correntinhas 
e de 3 correntinhas.

Nas alças serão distribuídos 3 pontos altos juntos, como acima e 3 pontos altos com picô e 1 ponto alto.




O acabamento fica por conta da carreira de correntinhas 
que vai circundar a parte entre a base e os leques.






Para comparar o efeito da carreira de correntinhas, observe as fotos abaixo

Sem as correntinhas

 

Com as correntinhas


Espero que tenham gostado. 








Comentários

  1. Muito lindo! Gosto muito de trabalhar com a linha Duna, tem uma maciez e brilho muito particular. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.
Seu comentário me deixa muito feliz.
Volte sempre.

Postagens mais visitadas