Manta Emoções - crochê e acessibilidade


 Há um ano atrás, exatamente no dia primeiro de janeiro de 2025 eu iniciei um projeto com prazo de um ano de duração. 

O projeto se encerrou ontem, no dia 31 de dezembro de 2025. 

É uma manta de crochê, confeccionada uma carreira por dia, a cor de cada carreira é determinada pelas emoções, sentimentos ou aprendizados do meu filho Rafael Farias, autista, com 33 anos de idade. 




Ao longo do ano foi registrado a evolução da Manta no Facebook, no YouTube e no tik Tok. Pelo menos uma vez por mês eu fiz atualizações,.

Inicialmente comecei com uma pequena quantidade de cores, mas ao longo do ano foi necessário incluir outras cores porque São muitas emoções. 

A tabela de cores começou em uma anotação na agenda, que após muitas anotações e rabisco ficou confusa, então fiz um "catálogo" com as cores para facilitar a identificação. 



Colocando a cor exata ao lado do significado de cada cor fica mais fácil de entender. Existem cores que são muito semelhantes, então se estiver apenas anotado na agenda pode causar confusão, eu confesso que errei algumas carreiras ao longo do ano durante a confecção da Manta.

Vou explicar algumas coisas que podem facilitar para quem quiser fazer o projeto, para o sentimentos mais comuns do dia a dia como alegria, tranquilidade e revolta, eu utilizei tonalidades diferentes de uma mesma cor para identificar a intensidade do sentimento. 

Por exemplo o azul na manta significa a cor da tranquilidade, então usei quatro tons de azul que vão desde a tranquilidade normal, passando por uma tranquilidade mais intensa e até o azul mais forte que significa a mais absoluta paz. 

Assim também o verde que simboliza alegria, vai até o Tom mais forte de verde que é a euforia. 



A superação é determinada pela cor dourado, neste caso usei o fio encanto Dourado, que tem brilho e valoriza muito a superação, se tornando uma cor de desejo e influenciando até algumas atitudes do Rafael, que se empenhou muito para ter bastante dourado na manta. 

Então coloquei cores como prata e bronze para compor o trio, como se fossem medalhas, a superação vale ouro então é Dourado, o propósito é prata, a resiliência é o bronze. 

Usei o fio Ecoamigurumi na manta, por ser um fio fácil de trabalhar, tem muita opção de cor, e preço bastante acessível, já que a manta utiliza bastante linha. 

A cor dourado é o fio Encanto, prata e bronze são fios que eu tinha há muitos anos no meu estoque, e que são bem mais finos do que o eco amigurumi, então eu trabalhei com fio duplo. 



,5








Diariamente fiz anotações do dia do Rafael em uma agenda, sempre com uma conversa franca com ele, então determinava vamos a cor predominante do dia. 
Não há necessidade de fazer uma carreira por dia, pode acumular as anotações e fazer uma vez por semana ou a cada dois ou três dias. 


Este foi um projeto que me aproximou muito do meu filho, e que o ensinou a falar de suas emoções como ele nunca havia feito na vida. É um projeto que une crochê com inclusão. 

A experiência foi tão benéfica para nós dois, que decidimos continuar em 2026. A decisão pela continuidade foi tomada nos últimos dias do ano de 2025, quando percebemos que já estávamos tão acostumado a sentar no final do dia e falar sobre as emoções do Rafael, que simplesmente não conseguiremos encerrar o projeto. 

Ainda estou decidindo se vou fazer outra manta, ou talvez um tapete, o importante é continuar. 

Nos próximos dias farei um vídeo completo, mostrando como está amando depois de pronta, e se possível trazendo o Rafael para falar um pouquinho no vídeo, é até a parte mais difícil, Mas acho que vou conseguir. 











Esse projeto trouxe sim muitas pessoas para o meu canal, envolveu inúmeras conversas e aproximação com outras crocheteiras que também tem pessoas autistas na família. 
Algumas crocheteiras manifestaram o desejo de fazer a manta tomando por base as próprias emoções, em um processo de autoconhecimento. 

Pretendo fazer outras postagens abordando esse projeto, e esclarecendo dúvidas, quem quiser saber mais é só comentar. 


Eu sou Andrea Almeida designer de crochê, criadora de conteúdos sobre Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest .
Faço crochê há mais de 50 anos, crio peças exclusivas, e ensino através de vídeo aulas e aulas particulares.

Postar um comentário

0 Comentários